O contato da superfície é fundamental para o desempenho do adesivo ao colar adesivos sensíveis à pressão, e, portanto, é imperativo que as superfícies sejam preparadas antes da mão e que o adesivo usado seja aplicado da maneira correta. Por favor, lembre-se que a adesão que você está tentando alcançar é simplesmente a força molecular de atração entre dois ao contrário dos materiais material suporte solúvel em água. Quanto mais limpas e mais puras as superfícies destes materiais, maior será a ligação adesiva.

 

Preparação da superfície

 

Todas as superfícies precisam estar completamente secas e limpas, o que requer a remoção de umidade, graxa ou poeira. A única exceção a essa regra ocorre quando se usam produtos adesivos de partida a frio, como as fitas de espuma dupla face. Tais produtos possuem uma fórmula especial patenteada que permite que o adesivo forme boas ligações mesmo quando aplicado em superfícies onde o vapor de umidade está presente.

 

Se houver qualquer contaminação na superfície no ponto de contato, o adesivo simplesmente formará sua ligação com este e não com a superfície original. Recomenda-se vivamente que o IPA (álcool isopropílico) seja utilizado como agente de limpeza, devido à sua capacidade de evaporar rapidamente e sem deixar resíduos oleosos. Usando papel de seda ou pano sem fiapos, limpe as superfícies somente em uma direção para evitar a contaminação.

 

Forme sempre sua ligação à temperatura ambiente para evitar problemas de condensação, a menos que utilize a nossa faixa de tecnologia de partida a frio, já que a umidade deve ser considerada uma forma de contaminação e, enfim, enfraquecerá a adesão.

 

Certifique-se de que quaisquer componentes moldados estejam livres da presença de agentes desmoldantes, como silicone ou óleo vegetal, etc.

 

Aplicação

 

Ao aplicar sua fita, é imperativo que a pressão seja aplicada para garantir o vínculo exigido. Isso garante o máximo contato de superfície e atração molecular. O tempo e a temperatura também aumentam a atração molecular e, portanto, aumentam a adesão. Quando o adesivo faz contato, chamamos a reação molecular de processo de "molhamento", e quanto mais tempo o adesivo é deixado para "se molhar", mais forte será a ligação. Dependendo da tecnologia adesiva utilizada, recomenda-se que o período de "molhamento" seja entre 8 e 24 horas.

 

Temperaturas elevadas permitirão que o adesivo flua mais facilmente e, assim, isso acabará por acelerar o processo de “molhamento”.

 

Para mais detalhes sobre o PVOH em pó visite o site kuraray-poval.com/pt

 

Biografia do autor:

 

Sam escreve para a Kuraray-poval.com e cinco anos de experiência em tópicos como resina epóxi, adesivos e usos químicos na indústria.